sábado, 26 de março de 2011

Paixões

Levei um tempo para descobrir algumas de minhas paixões.

Quando adolescente escolhi, quase que aleatóriamente,  o meu Curso Superior.

Lembro-me com clareza do momento em que fui a uma agência dos Correios fazer a inscrição para o Vestibular e, como que em uma prova de multipla escolha, senti-me atônita olhando para o formulário com as opções em branco. O que marcar? Existe uma única resposta certa?

Somos levados a tomar essa decisão muito cedo, quando ainda não sabemos da infinidade de opções, quando ainda não nos conhecemos o bastante e não vivemos o suficiente para ter a oportunidade de experimentar tanta coisa bacana que esse mundão nos oferece.

A vida é tão rica e bela e existem tantos caminhos e possibilidades…

9 meses em cima da mesa mostrando os dentinhos (9)

 Hoje sigo gostando do que faço no meu trabalho, mas o que tem despertado verdadeira paixão e prazer na mamãe é a filosofia e teorias sobre psicoterapia e psicanálise.

Há algum tempo,  cogitei a possibilidade de voltar à Universidade para estudar Psicologia. No entanto, a idéia de passar 5 anos fazendo provas, trabalhos em grupo, estudando autores e livros que não me interessam, assistindo aulas de professores, muitas vezes desmotivados e desatualizados e tendo que cumprir carga mínima de estágio tentando conciliar tudo com minha profissão, desanimaram-me completamente. Percebi que tenho outras prioridades.

Além disso, quando desconfiei que seria muito mais enriquecedor para o meu desenvolvimento como pessoa dedicar-me por inteiro ao meu novo projeto que era tornar-me sua mãe, a idéia de voltar à Universidade foi totalmente descartada.

Somente dez anos depois de conquistar a minha independência financeira descobri que posso estudar o que quero, quando e como eu quiser, e  de uma forma mais descompromissada e prazerosa.

9 meses no cavalinho (2)

Percebi que posso me dar ao luxo de estudar por mero deleite, fazendo isso por conta própria e no meu ritmo.

Hoje, divirto-me com a possibilidade de, nos fins de semana, poder estudar deitada na rede da casa da vovó Marília, ouvindo passarinhos e observando os tucanos que esporadicamente passeiam por lá.

Posso também voltar a frequentar os encontros de “Cinema e Filosofia”, ou fazer uma pós graduação em Psicanálise, ou continuar participando de Seminários sobre filosofia apenas para não perder o foco.

9 meses no triciclo (5) Além disso, nos intervalos, pretendo continuar com os “debates” que eu e seu pai fazemos a dois, geralmente aos domingos, quando escolhemos e assistimos filmes que nos fazem refletir sobre a vida e sobre o ser humano. 

Pituco, a vida muitas vezes não parece fácil, mas podemos e devemos nos divertir no caminho se tivermos criatividade e coragem para fazer o que desejamos.

9 meses no balanço (2)

terça-feira, 8 de março de 2011

Quem sou?

Sigo lendo meus diários e, finalmente, sou adolescente novamente. Ahhh que turbilhão de emoções… Quanta insegurança, medo e incertezas foram experimentados naquele período da minha vida.

Contardo Calligaris diz que entre a infância e a vida adulta existe um vácuo chamado adolescência. Ele vê a adolescência como uma moratória onde não somos reconhecidos como crianças, mas ainda não recebemos o devido reconhecimento como adultos.

E acho que é assim mesmo. Não tenho muita saudade da infância e da adolescência. Gosto da liberdade – e da auto responsabilidade – que a vida adulta nos impõe.

Somente quando adultos somos realmente livres para ser e escolher o que de fato queremos. E isso não é tão fácil como a princípio parece.

Hoje minha respiração é curta, meus batimentos são rápidos, sou alerta e atenta ao que acontece ao meu redor e também dentro de mim. As vezes não queria ser assim tão intensa, mas ao mesmo tempo não consigo – e talvez não queira - ser diferente.

O que me falta é a vírgula, é a pausa. Vivo com uma sensação de urgência, com uma crença de que a vida acabará logo alí e que ainda há tanto a ser feito…

Agarro-me à vida e tenho muita energia. Minha mente não pára. Vinte e quatro horas não me bastam.

Então, trapaceando o relógio, acordo no meio da noite para pensar, escrever, ler e divagar um pouco mais. Por enquanto, nesse exato momento, essa é a sua mãe meu pequeno.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Beijinhos, o primeiro tchauzinho e outras coisitas

Estamos comemorando hoje o seu primeiro tchauzinho.

Um pouco hesitante, você virou timidamente o punho em retribuição ao gesto da vovó Marília e, quando percebeu que todos gostaram do feito, agitou um pouco mais o punho deixando claro que estava entendendo muito bem o significado daquele abano.

Beijinhos você já manda, mas só quando quer. E você não junta os lábios em um movimento de smack, apenas estala a lingua e fica com uma cara safada esperando nossa reação de admiração e a retribuição com mais beijinhos.

Quando algo te deixa muito feliz sua respiração fica mais curta e rápida e, arfando, você demonstra toda sua satisfação.

Nessa semana você escalou sozinho as grades do berço, ficando, por conta própria, em pé.

Desde a semana passada, na parte da tarde, você começou a tomar iorgute integral e leite industrializado - nestogeno - em dias alternados.

Além disso, como já vinha demonstrando interesse por nossa comida, passou a ganhar pedaços de biscoito maizena e de polvilho. É muito bonitinho ver você, encantado, roendo o biscoito. Todas as vezes que te damos, você fica admirado olhando para o pedaço da sua mão e, antes de colocar na boca, investigando se é seguro, você nos olha buscando aprovação.