segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um ano e meio!

Com um ano e meio você está perdendo a carinha de bebê e ganhando um quê de rapazinho. Sua curiosidade e vontade de aprender são surpreendentes e você está cada dia mais esperto e arteiro.

Quando não entende alguma coisa, ou quando  não sabe o nome ou a função de algo, você aponta e grita insistentemente: “mamãeeeee, oh mamãeeeeee”, exigindo uma explicação.

Em seguida eu nomeio, classifico e exemplifico o objetol ou o que quer que tenha despertado sua atenção e, ainda que você não tenha entendido bulhufas, dá-se por satisfeito por menos de dois minutos, quando então o dedo aponta para outra coisa qualquer que estiver na reta e daí: oh mamãeeeee, mamãeeee” de novo.

1 ano e 5 meses no play (1)Como mascote da academia, todos ficam te bajulando e, enquanto isso,  a folgada da mamãe levanta pesos e faz alongamentos. Mas o meu tempo de academia, que nos seus primeiros meses  de vida passava de uma hora, vem se reduzindo a cada dia. Primeiro encolheu para 40 minutos, foi para 30 e, desde que você começou a andar, consigo no máximo 20 minutinhos na esteira, bicicleta ou elíptico e, mesmo assim, para conseguir tal proeza tenho que inventar mil artifícios: canto, pego brinquedos mil, danço com os braços e cabeça a música ou o barulho que a MTV estiver tocando no momento.

Quando dou sorte, a sala de ginástica fica cheia e, com isso, você se distrai observando as pessoas e o movimento dos aparelhos e dos pesos. Vez por outra você fica absorto com o firme  propósito de não me deixar conversar nada com ninguém.  E se o assunto esquenta e começa a ficar mais longo, lá vem um: “oh mamãeeeee” exigindo atenção e, novamente, explicações mil.

De qualquer forma, quando tem mais de duas pessoas na sala de ginástica, você fica com vergonha de reclamar e resmungar e, com isso,  acabo ganhando uns minutinhos a mais até a hora de irmos tomar sol e comer frutinhas.

1 ano e 5 meses no play (7) Primeiras amizades

A Izabela  tem a sua idade e, recentemente, mudou-se  para o prédio. Ela tira sonecas nos mesmos horários e, assim,  finalmente você ganhou uma companhia da sua idade para brincar e trocar brinquedos e frutas. E mais uma vez lá se foram alguns minutinhos sagrados da ginástica da mamãe…

Ela é bem espertinha e muito carinhosa. Faz carinho, abraça e você nem se dá conta, fica de olho mesmo é nos brinquedos  dela que, por sua vez, fica de olho nas suas frutinhas…

Acho bonito ver o quanto você é atencioso e como cuida com carinho dos bebezinhos dela. Você pega no colo, dá leite na ‘dedeira’, dá o ‘bubu’. Acho muito doce e não desestimulo. Você brinca com o que quiser e ai de algum engraçadinho que vier dizer que você não pode brincar com bonecas! Que coisa mais ultrapassada!

***

Além de conhecer e de gesticular toda a música do “pintinho amarelinho”, recentemente, você começou a fazer a coreografia de: “Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé, joelho e pé”  o que foi um alívio para nós, pois assim você deixou de pedir com tanta insistência para que cantemos repetidas vezes “Boi da cara preta”, o que acontecia de manhã, de tarde e de noite. UFA!

***

Seu vocabulário segue aumentando. Você já sabe onde fica o nariz, a orelha, a boca, olhos, sobrancelhas,  a cabeça, mãos e pés. Aponta para o céu e procura a ‘uaa’ e pede para o papai colocar ‘aua’ na sua piscininha.

Quando pergunto: Cadê o pé do André? Você levanta o pezinho e diz sorrindo: “Bééé”.

Não pode ver uma bola que já aponta e repete: “Boe Boe” e toma a ‘dedeira’ sozinho há mais de dois meses.

1 ano e 5 meses tomando a dedeira 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (1)

 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (3) 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (4)

 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (5) 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (7)

 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (8) 1 ano e 5 meses tomando a dedeira (10)

Nada deixa a mamãe tão inteira e tão  feliz quanto as farras domingo de manhã na cama ou então quando sinto o peso e o calor do seu corpo, e o cheiro da sua pele macia enquanto você se acalma ‘puxando’ o meu pescoço antes de dormir.

São momentos de pura doçura que me preenchem com um amor que não cabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário