quarta-feira, 6 de abril de 2011

6 de abril de 1991

Dizem que somos o que fazemos daquilo que nos acontece. E eu acho que é assim mesmo. Hoje, seis de abril de 2011, eu e seu pai completaremos vinte anos de namoro.

Dia desses, lembrei-me da angústia que sentia nos finais de domingo quando nos separávamos e,  provavelmente, não nos veríamos até a próxima sexta-feira.

Eu tinha - e ainda tenho – essa urgência de amar seu pai. Não sei de onde e nem por que existia em mim um sentimento de que eu não o teria por muito tempo, mas contrariando essa falsa crença, continuo com ele presente em mim e em minha vida e em quase tudo o que faço há vinte anos.

Vivi e continuo vivendo esse amor de forma inteira, com a consciência de que isso é o que tenho  de mais precioso na minha vida.

Encontrar seu pai  pelo caminho foi a melhor coisa que me aconteceu. Logo que o conheci senti aquele alívio que sentimos quando encontramos a pessoa certa. Eu tinha 16 anos e ele 23. 

Não sei quem eu seria sem a presença doce dele. Juntos temos o melhor um do outro. Ninguém me conhece tanto quanto seu pai. Para ele eu me desnudo por inteiro. Revelo todos os meus medos e não tenho vergonha dos meus inúmeros defeitos.

Ao lado dele sinto-me segura para ser eu mesma e fico a vontade para  não  saber.  E eu não sei.

Seu pai me conhece sem eu precisar falar, mas eu falo, e falo muito. E escrevo. Escrevo tentando entender. Escrevo tentando descobri minhas nuances.

Ninguém me aceita assim, tão inteira com tudo de bom e de ruim que existe em mim. Para completar, seu pai tem um senso de humor delicioso, é suave, leve, sensato.

Sigo adorando conversar com ele. Continuamos fazendo planos de envelhecer juntos, e acho que isso pode dar certo já que continuamos gostando da companhia um do outro.

Amar, André, é escolher a cada dia continuar juntos. Ao longo desses vinte anos temos feito – e refeito-  essa escolha fequentemente.

Duas pessoas diferentes tentando seguir o mesmo caminho. É difícil mesmo. Existem momentos de dúvida e de dificuldade. Momentos em que precisamos de espaço, que precisamos ficar sozinhos. E ficamos. Apesar de tanta cumplicidade e intimidade existe muito respeito e uma sensibilidade mútua para perceber quando é hora de se recolher e dar espaço para o outro respirar.

Não sei quem eu seria sem ele assim como hoje já não sei quem eu era antes de você, meu filho. Descubro-me, um pouco a cada dia. Acho  que vai ser assim até o fim. Essa é a beleza da vida. Essa é a beleza de amar.

4 comentários:

  1. Parabéns mamãe e papai!!! A titia também fica muito feliz em vê-los seguindo pela estrada da vida,cheios de histórias pra contar!!!Você veio enfeitar esse jardim de amor dos seus pais André! Que o Universo abençõe esta família hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Querido André,
    Este foi para mim um dos posts mais lindos que sua mãe escreveu, pois ela conseguiu expressar de forma poética tudo o que eu sinto em relação ao meu relacionamento recém-acabado. Apesar de tudo o que se diz em contrário, a separação pode ocorrer sem que o amor tenha acabado.
    Eu espero que quando você tiver idade para ler e compreender as coisas que estão aqui escritas, você possa aprender com elas, pois são fruto de um desenvolvimento que não tínhamos quando mais jovens.
    Um beijo carinhoso, da Dinda

    ResponderExcluir
  3. Querido André,
    Este foi para mim um dos posts mais lindos que sua mãe escreveu, pois ela conseguiu expressar de forma poética tudo o que eu sinto em relação ao meu relacionamento recém-acabado. Apesar de tudo o que se diz em contrário, a separação pode ocorrer sem que o amor tenha acabado.
    Eu espero que quando você tiver idade para ler e compreender as coisas que estão aqui escritas, você possa aprender com elas, pois são fruto de um desenvolvimento que não tínhamos quando mais jovens.
    Um beijo carinhoso, da Dinda

    ResponderExcluir
  4. Meu querido afilhadinho, sua mamãe está com toda a razão. Na pressa do dia-a-dia nos deixamos levar pelas coisas sem importância e muitas vezes não nos apercebemos do grande contentamento, da FELICIDADE, que é feita de vários pedacinhos, de momentos e sensações. Pudéramos nós não nos esquecer daquilo que já nascemos sabendo, não é ???

    ResponderExcluir