segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dentinhos e certa tristeza no ar

Você vem se deliciando cada vez mais com os sucos de fruta que passaram a fazer parte do seu cardápio diário. Até agora já experimentou: laranja serra d’água, melancia, maçã, manga. Em alguns dias começaremos com as papinhas de frutas para,  em seguida, introduzirmos as papinhas de legumes.

Pois é, demorou mas chegou a hora de darmos os primeiros passos para o fim da exclusividade do aleitamento materno.

Daqui a pouco você completará seis meses e tudo indica que o leite da mamãe já não vinha sendo suficiente para suprir suas necessidades nutricionais do meu rapagão de 70 cm de altura! No domingo passado papai descobriu que seus primeiros dentinhos estão nascendo.

Quase 6 meses tomando suco de manga

Sei que deveria orgulhar-me ao perceber que você está caminhando para tornar-se um ser mais independente, mas não posso ignorar que certa tristeza tomou conta de mim.

Sentirei MUITA falta desse período tão especial e gostoso durante o qual fortalecemos os nossos laços afetivos.

De fato, depois do corte do cordão umbilical, sinto que  o início do processo de desmame  é a  primeira separação mais significativa entre nós dois.

Sentirei muita saudade da sua carinha de prazer, dos seus olhinhos revirando de deleite  e das suas mãozinhas me apertando durante as mamadas, esse momento especial que é tão nosso.

Mas alguns sinais deixaram claro que chegou a hora de introduzirmos novos alimentos. No último mês você não engordou quase nada…

Para piorar tudo, sinto-me angustiada ao imaginar que em poucas semanas voltarei a trabalhar e não poderei mais estar 24 horas por dia atendendo as suas demandas e acompanhando  sua evolução.

Quase 6 meses tomando suco de manga (3)Li em algum lugar que a vida é uma série de desmames: do útero, do seio, de casa para a escola, da escola para o trabalho. E acho que é isso mesmo. Nossa vida é feita de pequenas mortes e renascimentos, de fins e recomeços.

A jornalista gaúcha Eliane Brum diz que: “As pessoas morrem e renascem muitas vezes numa vida só. Cada existência é uma sucessão de pequenas mortes e renascimentos desde este primeiro corte que nos separa de nossas mães e dá início à nossa existência como indivíduo.” Vamos lá mamãe Annabel, coragem! Afinal  de contas esse blog não se chama Given to Fly?

3 comentários:

  1. André, como citou sua mamãe "a vida é uma sucessão de mortes e renascimentos". Posso te dizer que esse ano em que você, meu querido, veio ao mundo, foi para mim um exemplo claro disto. Te amo. Dinda.

    ResponderExcluir
  2. Ei Dinda Lina, que legal vc dizer isso, pois quando li esse texto da Eliane Brum lembrei-me muito de você e refleti sobre a chacoalhada que a vida está te dando esse ano.
    Em 2011 será tudo novo para você.
    Te amamos.

    ResponderExcluir
  3. É gente... por todas as mortes e renascimentos que já passei, posso dizer uma coisa: a gente sempre renasce mais forte, sabendo que dentro da gente mora uma força de vida que não conhecíamos até experimentarmos....Só vivendo e querendo viver pra aprender! Amo vocês minha família linda!

    ResponderExcluir