domingo, 23 de setembro de 2012

Ocupando o seu espaço

Meu filhote querido,

Posicionar-se nem sempre é uma tarefa fácil. Aos poucos a vida vai nos ensinando a fazer isso de forma mais construtiva.

O mais difícil de tudo é aprender a identificar a tenue linha que separa o seu lugar e o lugar do outro e, feito  isso, agir de forma delicada para defender o seu lugar no mundo.

Precisamos de observação diária para não avançarmos no espaço alheio e,  ao mesmo  tempo,  para não deixarmos com que invadam o nosso espaço. 

Ultimamente você tem chegado com mordidas dos coleguinhas e  fica repetindo  a seguinte frase: “amigo mordeu, amigo bateu”.

Da primeira vez foram duas – uma no ombro  e outra no peito - e ambas doeram muito em mim e no seu papai.

Sabemos que isso faz parte do processo e que você, com seu jeito doce e suave, está sendo convidado por seus  colegas a se posicionar diante dos fatos externos e da vida. Parecido com  seu pai, você prefere se recolher a ter que  enfrentar o embate e aos poucos você está descobrindo que pode sentir raiva.

Nosso desafio é ensiná-lo a se posicionar de forma delicada  e assertiva, mas como ensinar-lhe algo que até hoje eu mesma não aprendi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário