terça-feira, 4 de setembro de 2012

“Sobre o blog, a maternidade e sobre o encontro com a própria sombra”

A  psicoterapeuta argentina Laura Gutman, autora do livro: “A maternidade e o encontro com a própria sombra” – que eu não li -  deu uma entrevista no blog mamatraca onde relatou que o nascimento de um filho é o evento mais avassalador da vida de uma mulher.

Ela disse que quando o filho nasce ocorre uma quebra física e emocional e que costuma emergir a “sombra”, ou seja, uma parte que desconhecemos de nós mesmas.

Comigo foi exatamente assim. Sua chegada sacudiu velhas estruturas, abriu minha  caixa de pandora e, instintivamente, surgiu em mim uma urgência de resgatar  a criança que fui, curando dores e preenchendo algumas necessidades ainda não atendidas.

A referida  psicoterapeuta explica que isso é muito comum de acontecer e que “a capacidade de contato físico e emocional, a entrega, a presença e a disponibilidade que podemos oferecer ao bebê depende de nossas próprias experiências pessoais”.

O blog que começou como um diário de fatos cotidianos, relatos da evolução da gravidez, do seu desenvolvimento e registro dos nossos sentimentos sobre tudo isso. Mas no meio do caminho a escrita foi tomando um carater muito pessoal e íntimo.

De uns meses para cá travei e identifiquei uma enorme resistência em continuar a publicar   e decidi preservar  a sua (a nossa) intimidade, fechando  o blog Given to Fly.

Agradeço de coração aos seguidores que nos acompanham em silêncio e também aqueles que deixam comentários carinhosos e divertidos.

Aniversário Vovó 08.04.12 (35)

Um comentário: