sábado, 22 de janeiro de 2011

Angel card

Há mais de dez anos, no início de janeiro, temos por tradição uma reunião na casa da vovó Marília para, em uma roda, compartilhar nossos sentimentos e impressões pessoais sobre o que significou o ano que terminou.

Em seguida tiramos o “angel card” que são cartõezinhos com palavras que nos acompanharão no ano que se inicia.

P1090389A idéia é que cada um interprete e observe sua própria palavra no decorrer dos próximos 365 dias.

P1090395

Em 2010 a palavra da mamãe foi fé. Recebi essa palavra, não no sentido de crer em uma doutrina ou religião, mas no seu sentido mais amplo, ou seja, no sentido de acreditar em mim mesma, acreditar na generosidade da vida, das pessoas, do que virá e também no sentido de  “Let it be”.

No fim da tarde, depois de compartilhamos nossas vidas, um casal de tucanos veio nos visitar. Papai tirou essa foto e o VVB colocou o binóculo para que pudéssemos observá-los mais detalhadamente e também para visualizarmos os detalhes da Lua que estava nascendo. Lindo lindo!P1090427Esse ano, a palavra da mamãe foi transformação. Nada mais apropriado. Com o seu nascimento surgiu em mim um olhar diferente para a vida. Você trouxe delicadeza e um sentimento de completude que não sei explicar.

O seu encantamento ao ir descobrindo o mundo permite com que eu veja tudo com um olhar mais fresco e desarmado. O pacote de pão vira um instrumento em nossas mãos, a garrafa de água, com sua transparência e movimento, a espuma e o barulho das máquinas de lavar louça e roupa, a cortina e palmeiras balançando ao vento, tudo isso vira poesia e música aos nossos olhos e ouvidos sedentos de significados.

Além disso, percebo-me mais emotiva e sensível. Sinto novamente aquele alívio que só havia sentido quando conheci o seu pai. Falo de um alívio que vem quando encontramos nosso grande amor.

Quando isso acontece, filho, vem uma sensação de conforto, um sentimendo de que tudo está no seu devido lugar e o sentimento de que a vida faz algum sentido.

E não poderia ser diferente. Sortuda que sou, encontrei o meu amor e, fruto desse amor, floresceu você.

Um comentário:

  1. André,
    Esse foi um dos posts mais lindos, a meu ver, até hoje, no seu blog.
    Essa transformação de 2010 também me tocou, só que para mim ela veio de um modo diferente, veio através da dor. Mas veio.
    A transformação pode vir suave, ou "cair" em você.
    Observar você se divertindo com um pão duro, com um pedaço de papelão, e olhar deslumbrado uma folha de árvore balançando ao vento é delicioso, e me faz pensar como seria bom se pudéssemos conservar esse olhar contemplativo da vida, que os bebês e as crianças novinhas têm!
    Você é um presente, André, para nós, que veio nos mostrar como é bom viver na contemplação e no contentamento.
    Te amo.
    Dinda

    ResponderExcluir